quinta-feira, 29 de julho de 2010

Projeto Gestar- A Arte da Escrita na Busca do saber.

"Tentar e falhar é pelo menos, aprender.
Não chegar a tentar é sofrer a inestimável
perda do que poderia ter sido." ( Geraldo Eustáquio)


JUSTIFICATIVA

Quando trabalhamos em nosso cotidiano escolar com produção textual temos a consciência que são muitos os desafios a serem enfrentados e superados. Neste sentido é importante considerar o educando enquanto sujeito do seu processo de ensino-aprendizagem e responsável pela própria construção e aquisição do conhecimento, que se estabelece através de suas relações com o meio físico e social.
Sabemos a partir de nossa experiência docentes e dos diagnósticos realizados durante o processo escolar, das dificuldades dos educandos no ato de ler e produzir textos significativos, coerentes e coesos. Temos a convicção que através de atitudes concretas, dinâmicas e prazerozas, podemos auxiliá-los, encorajá-los e instigá-los a serem construtores de seus textos, partindo das vivências individuais e coletivas dos atores desse processo.
Entendemos também que para os educandos produzirem textos é necessário um ambiente propício a fim de vivenciarem situações reais e motivadoras que lhes impulsionem a expressar graficamente e verbalmente suas produções sem se sentirem constrangidos, inibidos ou desestimulados.
Paulo Freire afirma que: "ensinar não é tranmitir conhecimento, mas é criar possibilidades para a sua produção ou a sua construção."
Nesta pespectiva espera-se que gradativamente o educando adquira habilidades linguistícas, ortografícas e gramaticais de forma criativa e reflexiva. O Gestar II de Língua Portuguesa oferece várias possibilidades para formar leitores e escritores dinâmicos e autonômos, que consigam produzir seus textos e dialogar com vários gêneros textuais que lhe serão apresentados durante o processo de execução do projeto.


OBJETIVO GERAL

Produzir textos coerentes e coesos de forma criativa e autônoma.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

*Ampliar a capacidade de leitura e escrita, desenvolvendo a comunicação entre a fala e a escrita;

*Perceber que a interação comunicativa independe do conhecimento da língua padrão;

*Vivenciar a leitura e a produção textual como algo primordial para o crescimento pessoal e intelectual

*Reconhecer as diferentes variedades linguistícas valorizando os dialetos existentes no pais;

*Revisar o texto para encontrar possibilidades de melhor expressão.

*Perceber a interdepedência entre sociedade, cultura e língua.


METAS
A leitura e a produção textual são bases para o desenvolvimento psicológico, cultural pessoal e interpessoal.
Este projeto pretende envolver os alunos de forma criativa, inovadora para produzirem seus textos. A meta principal é a formação do aluno com competências básicas para produzirem seus textos com autonomia e espontaneidade, contribuindo para desmistificar essa teoria que escrever é algo doloroso.

ABRANGÊNCIA
Este projeto atenderá os alunos da E.M.E.F Professor Abel Dias de Melo do 6º ao 9º ano do Ensino fundamental.


RECURSOS

1)Humanos:
*aluno
*professor
*coordenador
*diretor
*pais

2)Pedagógicos:
*todas as TPs do Gestar II de Língua Portuguesa
*todas as A A As de Língua Portuguesa, versão aluno e professor
do Gestar II
*livros didáticos e paradidáticos
*revistas, jornais, panfletos
*data show
*televisão
* aparelho de som


AVALIAÇÃO
"A avaliação é essencial à educação. Inerente e indissociável enquanto concebida como problematização, questionamento, reflexão sobre a ação." ( Jussara Hoffman )
A avaliação será contínua, processual e formativa, observando a participação, os avanços, as dificuldades surgidas durante o processo de execução do projeto, realizando as interferências necessárias para atender as peculiaridades individuais e gerais dos alunos, buscando assim, fazer da avaliação um instrumento de investigação e constatação da aprendizagem.


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